Umectação Capilar: O que é, como fazer e benefícios

E aí meus amores? Eita que o post de hoje é falando do que mais amamos, cabelos, isso aí minha gente. Hoje vim falar um pouco sobre umectação capilar, um assunto que a maioria das cacheadas e crespas conhecem bem, porém se você ainda tem alguma dúvida eu vim mostrar como eu faço e falar também dos benefícios, né minha gente?

Bora lá?

O que é Umectação Capilar?

Bom meninas, umectar é o mesmo que umedecer, ou seja, você vai umedecer todo o seu cabelinho com Óleos. Por isso, a umectação entra no cronograma capilar na etapa de Nutrição!

Pra que serve?

Ela tem como objetivo, repor os nutrientes perdidos diariamente pelas agressões externas (como poluição, raios solares e poeira), e agressões com componentes químicos ( tinturas, relaxamentos e etc). Tornando-se assim ideal para tratar das pontas ressecadas e impedir o aparecimento de frizz e pontas duplas.

Como escolher o óleo ?

Bem meus amores, o ideal é que ele seja vegetal ou extra virgem, ou seja, óleo extraído da planta sem processos químicos.

Os Óleos queridinhos:
  • Óleo de coco : Só tenho amor por ele <3. É fácil de encontrar, mas em alguns locais é mais carinho. Ele é altamente hidratante, fortalece o cabelo, é bem emoliente, e penetra facilmente no fioNão vou nem mencionar o cheirinho gostoso não é?
  • Azeite de Oliva Extra Virgem : Meu outro grande amor <3. Ele é muito fácil de encontrar, é acessível e muito bom de aplicar. O melhor é que ele diminui o frizz, o volume e as pontas duplas. Proporcionar brilho, maciez e leveza.
  • Óleo de Rícino: Esse eu recomendo usar associado a algum dos outros dois de cima, pois é de difícil aplicação. Ele não tem cheiro algum e é ideal para crescimento capilar. Recomendo o uso dele puro somente na raiz ( auxilia na circulação sanguínea promovendo o crescimento), no comprimento dos fios aplique um outro óleo.
Como fazer a umectação?

Existem muitas formas de fazer a umectação, mas a minha favorita é a seguinte :

  1. O cabelo tem que estar seco (não necessariamente recém-lavado).
  2. E spalhe uma quantidade generosa de óleo em toda extensão dos fios. Aplique mecha por mecha.
  3. Depois, enrole um tecido, uma touca ou uma sacola mesmo. Deixe agir por no minimo 40 min e no máximo 4 horas ( se você tiver esse tempo todo ou deixa a noite toda enquanto dorme e lava no dia seguinte)
  4. Em seguida, lave o cabelo como de costume e finalize.

Abaixo tem um vídeo mostrando como faço 😉

 

Então é isso meninas, eu costumo fazer essa aplicação uma vez na semana ou a cada 15 dias. Sempre depende do estado do meu cabelo, então o melhor é você conhecer bem as necessidades do seu cabelinho e fazer conforme achar melhor.

Obs:  Se seu cabelo for muito oleoso, não deixe o óleo por muito tempo.

 

Espero que tenham gostado!

Xero no caroço dos zói :*

Deixar uma resposta