5 animais que passam por metamorfose e como eles fazem isso
Todos os animais, incluindo os humanos, passam por mudanças, incluindo alterações bioquímicas, fisiológicas, morfológicas e anatômicas. As mudanças continuam ao longo de nossas vidas à medida que as células morrem e se replicam, e à medida que a idade transforma nossos corpos.
Mas com a maioria dos animais, as mudanças são pequenas e muitas vezes imperceptíveis.
Muitas mudanças são hormonais e químicas que afetam o desenvolvimento e o crescimento.
E então há metamorfose.
- O que é a metamorfose?
- Metamorfose explicada
- São nos anfíbios, insetos e peixes que a metamorfose acontece
- #1 animais que passam por metamorfose: borboletas
- O primeiro estágio da vida da borboleta é o óvulo ou ovo
- Na segunda fase, a larva/lagarta eclode
- O terceiro estágio é a crisálida ou pupa
- O estágio final é o nascimento da borboleta adulta
- #2 Animais que passam por metamorfose: cupins
- Processo dos cupins
- #3 Animais que passam por metamorfose: Gafanhotos
- #4 Animais que passam por metamorfose: aranhas
- O Estágio inicial das aranhas
- #5 Animais que passam por metamorfose: sapos
O que é a metamorfose?
A metamorfose é um processo biológico que envolve uma mudança abrupta em um animal.
A palavra “metamorfose” é grega e significa mudar ou transformar em forma. Implica uma forma imatura em transição para a idade adulta em estágios distintos – passando de um tipo de forma de vida para um completamente diferente.
Metamorfose explicada
Ao contrário dos desenvolvimentos sutis típicos em animais, a metamorfose é dramática. É controlado por uma liberação de hormônios nas células.
Os mamíferos geralmente passam da adolescência para a idade adulta e velhice gradualmente, mantendo sua forma e forma. No entanto, na metamorfose, um animal passa por esses estágios e muda de uma forma para outra.
São nos anfíbios, insetos e peixes que a metamorfose acontece
Os exemplos mais comuns (e populares) de metamorfose são a transformação de um girino em sapo e de uma lagarta em borboleta.
Mas certamente há outros animais que passam por uma metamorfose que têm histórias igualmente interessantes.
#1 animais que passam por metamorfose: borboletas
O ciclo de vida da borboleta é cativante. Aqui, vemos três fases diferentes do mesmo.
As borboletas são o estágio adulto de um inseto pertencente a um grupo chamado Lepidoptera, que é uma palavra grega que significa “asas escamosas”.
O termo é apropriado, pois as asas desses insetos têm milhares de pequenas escamas sobrepostas. Eles dão à borboleta sua aparência impressionante, pois as escamas são definidas em padrões coloridos exclusivos de sua espécie.
As borboletas têm o corpo típico dos insetos: cabeça, tórax, abdômen e seis pernas. Eles também têm um exoesqueleto e duas antenas.
O primeiro estágio da vida da borboleta é o óvulo ou ovo
Essas conchas são pequenas e podem ser cilíndricas, redondas ou ovais. As fêmeas prendem os ovos aos caules ou folhas das plantas, que servem de alimento quando as larvas eclodem.
Na segunda fase, a larva/lagarta eclode
O novo animal pode ter várias pernas.
Vários pares serão pernas verdadeiras, mas alguns serão pernas falsas (prolegs). A lagarta tem um apetite voraz e passa a maior parte da vida comendo. Ele cresce muito nessa fase, só que a pele externa não cresce junto com o resto do corpo.
Superando sua pele, a lagarta muda, trocando um exoesqueleto e substituindo-o por outro. As lagartas podem passar por até cinco mudas.
O terceiro estágio é a crisálida ou pupa
As lagartas encontram um galho e chegam em casa. (Eles podem usar uma parede ou outro suporte.) O exoesqueleto se divide e revela a crisálida.
A concha de crisálida pende como um saco.
Dentro da casca, a lagarta se decompõe.
Ele reorganiza sua estrutura, desenvolvendo um novo corpo, pernas e asas. Ao contrário da lagarta, a pupa não come. Ele sobrevive com a energia dos alimentos ingeridos durante o estágio larval.
Esta terceira etapa pode durar de vários dias a doze meses.
O estágio final é o nascimento da borboleta adulta
A crisálida se divide e a borboleta emerge. A maioria das borboletas adultas vive uma ou duas semanas. Algumas espécies vivem até 18 meses.
#2 Animais que passam por metamorfose: cupins
Sofrendo metamorfose incompleta, os cupins têm três estágios: ovo, ninfa e adultos.
Embora encontrados em todo o mundo e em qualquer ambiente, a maioria dos cupins vive em florestas tropicais.
Os cupins sofrem o que é chamado de “metamorfose incompleta”. Isso diferencia seu ciclo de vida de insetos associais como formigas, vespas e abelhas. Na metamorfose completa, o juvenil eclode e passa por uma série de mudas e crescimentos a cada estágio até se tornar adulto.
Com a metamorfose incompleta, por outro lado, as mudanças aparecem de forma mais gradual.
Os cupins têm uma forte semelhança com os trabalhadores adultos que os vigiam, e a metamorfose do cupim operário ocorre em três etapas:
- Ovo
- Ninfa
- Adulto
O ciclo do ovo termina após cerca de quatro semanas, o estágio de ninfa dura pelo menos um mês (embora dependa do clima) e os estágios adultos duram de um a vários anos.
Processo dos cupins
Todo o processo pode variar de espécie para espécie e mudar com base no ecossistema.
As ninfas são móveis, especialmente em estágios avançados. Eles não estão prontos para trabalhar, mas se movem livremente pelo ninho.
A ninfa pode passar por até sete mudas, mas não muda na solidão. Trabalhadores adultos mastigam e os ajudam a se livrar da pele externa.
Algumas espécies, como o cupim de madeira úmida ou de madeira seca, podem fazer a muda sem ajuda.
As castas na colônia se originam durante o ínstar operário, e a população de cupins é consistente com seus feromônios e suprimento de alimentos.
Por exemplo, há sempre um certo número de cupins soldados. Se houvesse uma guerra e todos os cupins soldados morressem, o desequilíbrio de feromônios restauraria o equilíbrio da população.
Embora os cupins possam viver uma década, sua vida útil média é de 1 a 5 anos.
#3 Animais que passam por metamorfose: Gafanhotos
Em cerca de dois meses, os gafanhotos se transformam de um ovo em um adulto.
Há uma estimativa de 11.000 a 12.000 espécies de gafanhotos. Grandes gafanhotos podem saltar 20 vezes o comprimento de seus corpos. Gafanhotos podem crescer entre duas e cinco polegadas, e as fêmeas são geralmente maiores que os machos.
Gafanhotos passam por vários estágios de ninfa. O jovem gafanhoto eclode na forma adulta e o esqueleto externo se transforma durante o crescimento.
Os gafanhotos também passam por um processo de metamorfose incompleto. Demora cerca de dois meses para os animais passarem de ovo a adulto.
As fêmeas adultas põem ovos durante todo o verão e outono, e os ovos grudam, formando uma vagem. Dependendo da espécie, as vagens podem consistir em alguns ovos ou várias centenas. As fêmeas enterram as vagens para mantê-las seguras.
A fase de ninfa é a próxima fase. Após a eclosão, as ninfas sobrevivem na folhagem macia e suculenta das plantas. As ninfas se assemelham a gafanhotos adultos. Durante esta etapa, o gafanhoto vai derramar cinco a seis vezes, e a muda leva ao estágio adulto.
Essa fase pode durar até seis semanas, quando a criatura está madura. A vida útil do adulto é de cerca de um ano. A fêmea adulta imediatamente começa a colocar ovos, que é um processo que ela continuará fazendo ao longo de sua vida, colocando ovos a cada três ou quatro dias.
#4 Animais que passam por metamorfose: aranhas
A mãe Aranha carrega seus filhotes recém-nascidos nas costas depois que eles emergem de seu saco.
As aranhas passam por uma metamorfose incompleta. Os três estágios completos de crescimento são:
- Ovo
- Aranha
- Adulto
Não há estágio de pupa com aracnídeos – os filhotes de aranha parecem versões menores do adulto. Com aranhas, o exoesqueleto não cresce, então a aranha precisa trocar ou mudar seu exoesqueleto várias vezes.
A maioria das aranhas joga ovos em sacos de seda. Algumas espécies podem prender seus sacos em uma teia ou prendê-los a folhas ou galhos. Outros carregam o saco até a eclosão dos ovos. Existem até filhotes de aranha que comem canibalisticamente sua própria espécie.
A fase embrionária é a produção e armazenamento do ovo. Algumas aranhas em ecossistemas temperados hibernam no saco e as mães protegem os sacos de ovos contra predadores.
Em um movimento único, as aranhas-lobo fêmeas carregam o saco e, quando chega a hora, o abrem com uma mordida para libertar seus filhotes. Os jovens podem então passar mais de uma semana em cima das costas da mãe.
O Estágio inicial das aranhas
O estágio spiderling é a fase imatura. Uma vez chocados, eles se dispersam imediatamente. Alguns andam, outros podem balona. “Ballooning” é uma tática que as aranhas usam para percorrer grandes distâncias. Eles sobem e pousam em um objeto. Levantando o abdômen, eles tecem fios de seda que pegam o vento e os levam embora.
Estudos revelam que, em alguns casos, eles podem viajar vários quilômetros.
À medida que crescem, as aranhas mudam repetidamente. Depois de um derramamento, eles são extremamente vulneráveis e são cuidadosamente guardados por sua mãe.
As aranhas vivem em média de um a dois anos. Na idade adulta, as aranhas acasalam e repetem o ciclo de vida. As fêmeas tendem a ter uma vida útil mais longa. Os machos morrem geralmente após o acasalamento.
As tarântulas têm uma vida extraordinariamente longa. As fêmeas vivem até duas décadas, e essas aranhas continuam a fazer a muda evolução.
#5 Animais que passam por metamorfose: sapos
O girino muda gradualmente para sua forma de sapo.
A evolução do sapo é uma das formas mais famosas e populares de metamorfose. Os estágios iniciais do ciclo de vida giram em torno de ovos e girinos. Durante o período de transformação, os pulmões substituem as brânquias e os membros crescem à medida que a cauda desaparece.
Ovos de rã são liberados e deixados flutuando em um corpo de água, geralmente uma lagoa. O aglomerado de ovos é uma “massa de ovos”. Pode haver até 4.000 ovos em uma postura.
Os girinos eclodem e vivem na água. Também chamados de girinos, os girinos são larvas aquáticas. Essas criaturas têm corpos ovais e curtos e caudas largas, e não há brânquias externas. O opérculo esconde as brânquias internas, que são como uma pequena porta que abre e fecha.
O girino gradualmente se transforma em um sapo. A transformação inclui coisas incríveis como o crescimento de pernas e braços. O corpo desenvolve definição e a cauda perde sua cobertura sedosa. Logo, a cauda encolhe.
Os pulmões se desenvolvem e as patas traseiras continuam a crescer até que a transformação esteja completa.
Quando perdem a pele, os sapos consomem parte ou toda ela.