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Ficar com o nome negativado pode ser algo muito desagradável, e ainda atrapalhar em compras ou assinaturas de contratos e serviços.
E as empresas de telefonia têm um grande número de clientes com cadastro nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC. Muitas vezes, por inadimplência dos clientes, mas em alguns casos, também por equívoco da empresa.
Seja qual for o motivo de o seu nome estar no SPC, o importante é saber que essa situação é reversível. Neste post, vamos tratar especificamente da empresa Vivo.
Se você quer saber o que fazer caso a Vivo tenha colocado o seu nome no SPC, continue lendo e descubra por onde seguir para resolver esse problema.
A primeira coisa que você precisa fazer para limpar o nome sujo com a Vivo, é descobrir a origem da negativação.
Para isso, você deve saber exatamente quais são os débitos em atraso para buscar regularizá-los.
Para se inteirar de suas dívidas com a operadora, você pode entrar em contato com a empresa por vários canais, atendimento telefônico, chat ou pelo site, por exemplo.
No Portal Meu Vivo em dia é possível consultar o seu CPF, e identificar se há alguma inadimplência ou contas em aberto.
Nesse Portal, você pode consultar contas em aberto, solicitar segunda via para pagamento, e até verificar opções de negociação para regularizar a sua situação financeira.
No Portal, também é possível solicitar outras modalidades de atendimento, como e-mail, ligação, SMS ou até mesmo pelo WhatsApp.
No atendimento direto com os atendentes, o cliente também pode verificar melhor as opções de negociação, caso não consiga pagar o valor na íntegra de uma única vez.
Quando é feito um pagamento de contas em aberto ou em atraso, existe um prazo para que o pagamento conste no sistema da empresa. Ou seja, para que o banco envie o pagamento para empresa.
O prazo para que ocorra essa baixa é de até 3 dias úteis. E somente a partir da baixa do pagamento, é que começa a contar o prazo para limpar o nome.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a empresa tem 5 úteis para retirar o nome do cliente dos órgãos de proteção ao crédito. Isso quer dizer que pode levar até 8 dias úteis desde o pagamento até a retirada do nome, considerando que a baixa do pagamento pode demorar para ocorrer.
Agora, algo importante de ressaltarmos é que, muitas vezes, o nome da pessoa é negativado indevidamente, tema que será tratado no próximo tópico.
Nesses casos, se houver uma ação judicial, os juízes costumam proferir uma liminar, chamada de tutela de urgência, solicitando ao próprio SPC que o nome seja retirado de seus cadastros com urgência.
Por isso, nos casos de liminar, a baixa do nome ocorre em um período mais rápido.
Nos casos em que você descobre que está com o nome sujo com a Vivo, mas não reconhece a dívida, você deve comunicar à empresa, para que ela retire imediatamente a negativação do seu nome.
Caso não obtenha êxito entrando em contato com os canais de atendimento da Vivo, a orientação é entrar com uma ação por meio de um advogado. Esse tipo de ação se chama ação de obrigação de fazer ou ação cominatória.
Além disso, é consenso nos tribunais do Brasil, que a negativação indevida do nome gera danos morais passível de indenização.
Nesses casos, você precisará da ajuda de um advogado para requerer a indenização, e ela só será cabível se o seu nome só estiver sujo com a Vivo.
Caso o seu nome também esteja sujo com outras empresas, você só terá direito de pedir a baixa imediata do seu nome do SPC, sem indenização por danos morais.
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