Cardápio de festa infantil: nostalgia para pais, alegria para crianças

A melhor parte de qualquer festas é a comida, não dá para negar. Em festas infantis a comida é o que mantém os papais, mamães, tias e tios ainda mais animados, já que não podem compartilhar das mesmas brincadeiras que as crianças.

Para despertar o melhor da infância em cada momento da festa, invista em um cardápio que gere um sentimento de nostalgia nos pais e intensifique a alegria para as crianças.

Nesse post, escolhemos 4 ideias de cardápio para ocasiões e temas diferentes que podem ser adequadas a sua festa. Tem ideia para festa no verão, festa no inverno, opções saudáveis e gostosas!

Leia a seguir:

Verão refrescante

cardapio festa infantil verao refescante
Aqueles que fazem aniversário entre os meses de Dezembro e Janeiro podem usar o clima de verão a seu favor para criar uma festa temática.

Aproveite o recesso escolar e chame a garotada para um dia na praia, na piscina ou no parque aquático. Você pode convidar também os pais para usufruir desse dia especial. As brincadeiras que combinam são balão de água, futebol de sabão e brincadeiras aquáticas como marco polo.

Para aproveitar o máximo do sol, uma boa ideia é começar a festa de manhã. Assim, garanta um cardápio reforçado de café da manhã para a criançada.

Sanduichinhos e frutas são boas opções para uma festa de verão. Não esqueça que o sol e o mar, além das próprias brincadeiras durante o dia, deixarão as crianças bastante desidratadas, por isso, uma boa lembrancinha é uma garrafa de água a qual elas mesmas poderão encher ao longo do dia quando estiverem com sede.

O ponto alto do cardápio para festa de verão são os picolés e geladinhos. E esses são muito mais fáceis de fazer do que você imagina. Só é preciso fazer o suco natural, colocar em bandeijinhas específicas ou saquinhos de plástico e deixar no congelador durante a noite.

Na manhã já estarão prontos e serão parte importante do cardápio para alegrar a garotada.

Saudável sem ser chato

festa infantil festa com frutas
A questão da obesidade infantil tem preocupado mais e mais pais. As crianças estão sendo acostumadas desde cedo a comer produtos industrializados, ricos em açúcar e gordura.

Os fast foods com brinquedos fazem os olhinhos das mesmas brilharem, assim como os refrigerantes coloridos. A rotina de brincadeiras ao ar livre mudou e muitos preferem ficar em casa jogando videogame.

Todos esses fatores têm sido motivadores do sobrepeso infantil, cujas consequências vão desde problemas crônicos de saúde a problemas de auto estima e bullying.

Sendo assim, alternativas saudáveis para alimentação tentam ser incluídas na rotina das crianças de forma atrativa a fim de criar bons hábitos alimentares desde cedo. Nas festinhas infantis isso não pode ser deixado de lado.

Da mesma forma, para atender as demandas cada vez maiores de intolerantes, alternativas sem glúten e lactose também são uma boa pedida. Mas como ser saudável sem ser chato? A resposta é simples! Transformando a comida em arte.

Disponha frutas coloridas em espetinhos, crie personagens usando legumes e invista em pequenos detalhes que não deixam tão evidente para a criança que ela esteja comendo uma comida saudável. Crie combinações interessantes de sabores e desperte novas sensações em seus paladares.

Aquecendo o coração

festas infantis

Já que falamos de alternativas de cardápio para o verão, que tal falarmos sobre alternativas para o inverno? Uma opção muito legal que com certeza irá despertar o interesse dos pequenos é realizar uma festa do pijama.

Assim, você mantém as crianças dentro de casa, onde estarão aquecidas e felizes, longe do vento e menos propícias a gripes e resfriados. Para explorar o tema inverno, decoração no estilo Frozen não tem erro.

Geralmente as festas do pijama começam no período da noite e se estendem durante um dia ou final de semana. Você pode propor que a festa comece na sexta-feira, após a aula, vá ao longo do sábado durante um dia de brincadeiras e gincanas e finalize no sábado a noite numa festa padrão.

Optando por essa ideia, serão necessários 2 ou 3 cardápios diferentes. Para a noite de sexta- feira, pense em algo fácil, como macarrão ou pizza, que pode ser facilmente compartilhado.

Antes de dormir, uma ideia diferente e muito divertida é oferecer chocolate quente e pipoca para os pequenos enquanto estes assistem a um filme. No outro dia, permita que durmam até mais tarde e invista em um almoço leve, com sanduichinhos ou wraps.

Já para a noite, a combinação bolo, docinhos e salgadinhos é sucesso garantido Para registrar todos esses momentos especiais, alugue um totem fotográfico com o qual as crianças poderão tirar fotos e imprimi-las instantaneamente como lembranças.

Os totens são uma ótima alternativa em relação às cabines fotográficas pois ocupam menos espaço, são mais práticos e exigem menos manutenção, visto que são auto gerenciáveis.

Criança Caipira

menino caipira festa infantil

Uai sô, nasceu em meados de Junho e Julho? Não tem motivo melhor para fazer um arraiá de aniversário! E o melhor é que nem precisa de muito esforço pois a festa já está pronta. Basta um checklist de festa junina na mão e a dedicação de quem quer impressionar com cada detalhe.

Toalhas xadrez, decoração com girassóis, bandeirinhas feitas com jornal ou revista, vestido de prenda, camisa
xadrez e calça remendada, chapéu de palha e…músicas tradicionais!

O melhor do arraiá é que ele pode ser realizado tanto no período da tarde quanto no período da noite. Assim, o cardápio se torna flexível de acordo com as preferências do aniversariante. Entretanto, existem algumas comidinhas que não podem faltar:

  1. doce de leite;
  2. pipoca;
  3. maria mole;
  4. pé de moleque;
  5. paçoca;
  6. bolo de fubá;
  7. arroz doce;
  8. maçã do amor;
  9. canjica e cocada.

Na onda da alimentação saudável, o milho no espeto se torna um atrativo muito interessante. É fácil para as crianças manusearem e muito gostoso. Também aproxima elas de uma alimentação mais balanceada, visto que é um cereal que traz grandes benefícios à saúde, como fibras, proteínas e vitaminas.

E não vai se esquecer de fotografar todos esses momentos, heim? Como uma ideia inovadora, decore uma parede da festa com bandeirinhas e tecido xadrez e monte um espaço para que os convidados tirem fotos espontâneas.