Como administrar meu dinheiro- 10 Dicas financeiras para aplicar hoje mesmo!

Como administrar meu dinheiro e a frase mais procurada entre aquelas pessoas que desejam ter uma vida financeira melhor, somente no Google mais de 1.300 pesquisas mensais são feitas usando esse termo. O que isso quer dizer? Tem muita gente querendo administrar o dinheiro, mas não sabem por onde e como começar.

Talvez esse seja o seu caso, sendo assim, quer saber como gerir seu dinheiro mesmo estando no vermelho? Confira a seguir dicas de como administrar meus gastos e ser capaz de alcançar sua liberdade financeira mesmo ganhando pouco.

Rotating Banners

Como aprender administrar meu dinheiro? 7 dicas essenciais!

Como administrar meu dinheiro- 10 Dicas financeiras para aplicar hoje mesmo!
Como administrar meu dinheiro- 10 Dicas financeiras para aplicar hoje mesmo!

1- Sempre Comprar à vista

As compras parceladas podem parecer vantajosas em certo ponto, porém para quem deseja aprender a como administrar o meu dinheiro não é uma boa opção parcelar.

Isso porque, ao fazer compras com várias parcelas, comerciantes colocam juros altos que podem afetar seu orçamento no futuro. Afinal, você não sabe como vai estar sua situação financeira daqui 3, 6 ou 12 meses. Por isso, antes de comprar algo junte dinheiro e compre a vista, assim você corre menos riscos de se endividar.

Rotating Banners

2- Cartões de crédito podem ser perigosos

Quando usado com consciência, os cartões de créditos são ótimas ferramentas financeiras. No entanto, muita gente usa o cartão como se não houvesse o amanhã, com isso acaba se endividando com bancos. Para não acontecer isso com você, vou te dar um exemplo de como não utilizar o seu cartão de crédito.

Há mais ou menos 1 ano fiz um cartão de crédito com limite razoável, no início o limite era 2 mil reais, fui usando o cartão e nada dele chegar nos 2 mil reais. Achei estranho? Sim, mas continuei usando. Quando a fatura chegou, paguei normalmente, mas foi a partir daqui que as coisas começaram a ficar ruins.

Como eu usava o cartão várias vezes ao mês, o banco aumentou meu limite para 8 mil reais e eu não fiquei sabendo. O resultado disso? Usei o limite completo, só fiquei sabendo quando o gerente ligou para mim e me avisou! Daí veio a bomba.

Tive que ir ao banco para parcelar essa dívida! Por isso, não faça como eu, use o cartão de crédito com consciência. Encare o cartão como um empréstimo, quando usá-lo você tem que pagar! Se for usado sem exagero, pode ser uma ferramenta para te ajudar durante o mês.

Rotating Banners

3- Não faça compras por impulso

Talvez nunca tenha ouvido falar desse termo, mas você já fez isso! Sabe quando você compra várias roupas sem pensar? Pois bem, é considerado comprar por impulso. Isso te atrapalha a aprender a administrar o dinheiro.

Segundo o Blog.Racon, uma dica para te ajudar a se livrar disso é: Antes de comprar qualquer coisa é preciso pensar duas vezes, assim você pensa se realmente precisa disso ou apenas quer comprar.

Rotating Banners

4- Prefira coisas mais duráveis

Comprar coisas mais duráveis é outra forma de como administrar meus gastos. Isso porque, ao adquirir esses bens você não precisa se preocupar em comprar outro tão cedo.

Por isso, antes de comprar roupas, calçados ou até mesmo imóveis verifique se os materiais são de boa qualidade. Fazendo isso, você administra bem o seu dinheiro!

Rotating Banners

5- Reserve dinheiro para pagar contas anuais

IPTU, IPTA são exemplos de faturas anuais que necessitam ser pagas. Sendo assim, guardar dinheiro para cobrir esses gastos é importante. Visto que, você não sabe como vai estar financeiramente quando essas contas chegarem. Por isso, é melhor prevenir do que remediar, concorda?

6- Conheça dicas de investimentos

Muita gente acredita que estudar investimentos é uma coisa fútil, apenas a poupança é o suficiente para render o dinheiro! Essas pessoas estão enganadas, investir é o passo mais importante de como saber administrar meu dinheiro.

Rotating Banners

Se for investido de forma inteligente, o seu dinheiro gera uma rentabilidade boa a médio e longo prazo! Garantindo assim, uma administração inteligente do seu salário. Porém, antes de fazer qualquer operação financeira, é indicado estudar sobre o assunto!

7- Busque sempre o melhor preço antes de comprar

O produto mais caro não significa que é o melhor, muitas vezes o mais barato possui qualidade superior ao caro. Sendo assim, seja criterioso em relação às comparações de preços, procure sempre o mais acessível. Fazendo isso, você economiza muito!

Rotating Banners

Como administrar meu dinheiro ganhando pouco?

Usando a regra 70, 20 e 10

Essa regra é muito simples de ser aplicada na sua vida. Basta dividir suas despesas em 3 blocos, veja a seguir como utilizar hoje a regra do 70, 20 e 10.

  • 70% do seu salário deve ser usado para gastos importantes (aluguel, luz, água, alimentação e internet).
  • 20% para investimentos: Empreendimento, renda variável, ações, fundo imobiliário entre outros.
  • E por fim, 10% para gastar com lazer ou com o que gosta!

Procure fontes de renda extras

Depender somente do salário mínimo não é uma boa ideia, por isso, sempre que puder, procure fontes de renda extra. Você pode vender doces nos finais de semanas, trabalhar em bares, vender objetos que não usa mais! Opções e o que não faltam, escolha uma que esteja dentro da sua realidade e faça uma nova alternativa de renda.

Corte gastos inúteis

Cortar alguns gastos e uma boa ideia para quem deseja aprender a como administrar meu dinheiro! Podemos citar aqui gastos inúteis para cortar hoje mesmo!

  • Netflix;
  • Apps de músicas pagos;
  • Bancos que cobram anuidades;
  • Deixar de comer fora de casa;

Mas Bélit, não tem como cortar isso! Impossível não é, basta você querer ver só: Netflix pode ser substituída por apps de séries e filmes grátis, você pode escutar músicas grátis no Youtube, existem bancos que não cobram anuidade, Nubank é um exemplo!

Por fim, você pode muito bem cozinhar mais em casa e deixar os deliverys de lado! Viu como é fácil eliminar gastos desnecessários?

Respondendo dúvidas frequentes sobre como administrar meu dinheiro e sair do vermelho!

Como dividir o meu dinheiro?

Você deve dividir o seu dinheiro em 3 blocos: Gastos essenciais, investimentos e lazer! A sua prioridade deve ser em contas essenciais e investimentos! Fazendo isso, você consegue administrar o dinheiro de um jeito inteligente!

Qual a porcentagem ideal para guardar o salário?

Segundo o Blog da Allya, a porcentagem ideal para guarda do salário é de 20%! Pois, os outros 80% estão sendo utilizados para gastos mais importantes como investimentos e gastos mensais. No entanto, é bom identificar qual a sua situação financeira atual! Afinal, nem todo mundo consegue guardar dinheiro.

O que é a regra 50 30 20?

A regra 50-30-20 consiste em dividir as despesas em categorias diferentes: 50% custos primordiais, 30% investimentos e 20% (despesas) pessoais.

Método N.A para quem ganha pouco dinheiro! Planejamento financeiro FÁCIL!

A Nathalia Arcuri do canal Me Poupe!, vai te ensinar como fazer um planejamento financeiro seguindo um método simples e direto. Confira no vídeo logo abaixo:

Vídeo: Método N.A para quem ganha pouco dinheiro! Planejamento financeiro FÁCIL! Por Nathalia Arcuri

Aprender a como administrar meu dinheiro não é uma coisa impossível, mas exige disciplina e foco. Por isso, não deixe de seguir as dicas financeiras indicadas nesse texto!

O quanto você gostou desse post