Como detectar os primeiros sinais de câncer de mama?

O câncer de mama é o câncer mais comum em mulheres, e a detecção precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Existem vários sinais de alerta de câncer de mama que toda mulher deve estar ciente.

Rotating Banners

A coisa mais importante a lembrar é que, se você notar alguma alteração em seus seios, por menor que seja, deve consultar um médico o mais rápido possível.

Hoje, discutiremos os primeiros sinais de câncer de mama, quando consultar um médico e como preveni-lo e detectá-lo precocemente.

Os primeiros sinais de câncer de mama

Como detectar os primeiros sinais de câncer de mama
Como detectar os primeiros sinais de câncer de mama

Um dos primeiros sinais de câncer de mama é uma mudança no tamanho, forma ou aparência da mama. O mamilo também pode ficar invertido ou afundado. Você mesmo pode notar essas alterações ou seu médico pode detectá-las durante um exame de rotina.

Alterações no mamilo

Outro sinal precoce de câncer de mama é uma mudança na aparência do mamilo, como crostas, descamação ou ulceração. O mamilo também pode ficar invertido ou retraído. Essas alterações podem ocorrer em uma ou ambas as mamas.

Caroços no peito

Um caroço que parece duro e não se move quando pressionado é frequentemente um sinal precoce de câncer de mama.

O nódulo pode ser indolor ou causar desconforto leve. É importante notar que nem todos os nódulos são cancerígenos; nódulos benignos (não cancerosos) são comuns e geralmente não requerem tratamento.

Rotating Banners

No entanto, se você tiver alguma dúvida, é consultar seu médico para uma avaliação mais aprofundada.

Inchaço na axila

O inchaço na axila (axila) pode ser um sinal precoce de câncer de mama, embora seja mais comumente associado a outras condições, como infecção ou inflamação.

Rotating Banners

Se você notar qualquer inchaço na axila, é importante consultar o seu médico para uma avaliação mais aprofundada.

Alterações da pele

Alterações na pele são outro possível sinal precoce de câncer de mama. Você pode notar vermelhidão, enrugamento, covinhas ou espessamento da pele em seu peito. Essas alterações podem ocorrer em uma ou ambas as mamas.

Rotating Banners

Quando procurar um médico

Se você detectar qualquer alteração em sua mama, é consultar um médico o mais rápido possível para mais testes. As alterações na mama podem incluir:

  • Mudança de tamanho ou forma;
  • Um caroço ou espessamento na mama ou na área das axilas;
  • Ondulações da pele;
  • Uma erupção cutânea no mamilo ou ao redor dele;
  • Descarga do mamilo.

Certifique-se de mencionar qualquer coisa que lhe diga respeito, não importa quão pequeno possa parecer.

Rotating Banners

Seu médico provavelmente fará um exame físico e solicitará exames adicionais, se necessário.

Quanto mais cedo o câncer for detectado, maiores são as chances de sucesso do tratamento.

Rotating Banners

Portanto, não hesite em trazer quaisquer preocupações, não importa quão pequenas possam parecer.

VEJA TAMBÉM:

Rotating Banners

Prevenção e Detecção Precoce

É estar familiarizado com a aparência e a sensação de seus seios normalmente para que você possa detectar mais facilmente quaisquer alterações.

Você deve examinar seus seios pelo menos uma vez por mês, de preferência durante ou após a menstruação, quando é menos provável que seus seios estejam inchados e sensíveis.

Rotating Banners

Comece olhando seus seios no espelho com os ombros retos e os braços nos quadris.

Procure por quaisquer alterações no tamanho, forma ou contorno e por qualquer coisa que pareça anormal, como ondulações na pele, vermelhidão ou secreção do mamilo.

Rotating Banners

Em seguida, sinta seus seios com os dedos pressionados contra o peito. Use um padrão circular, movendo-se da parte externa da mama em direção ao mamilo.

Certifique-se de sentir todo o tecido mamário da clavícula até logo abaixo do tecido mamário.

Rotating Banners

Depois de examinar ambas as mamas, examine cada mama separadamente enquanto estiver deitada para que você possa sentir todo o tecido acima e abaixo da mama.

Seu médico também pode recomendar exames clínicos de mama (CBEs) como parte das consultas de saúde de rotina.

Rotating Banners

Os CBEs são realizados por profissionais de saúde treinados que examinarão ambas as mamas e verificarão se há nódulos ou outras alterações.

Faça mamografias regulares

As mamografias são radiografias de baixa dose da mama que podem ajudar a detectar o câncer antes que ele possa ser visto ou sentido por você, ou seu médico.

Rotating Banners

A American Cancer Society recomenda que as mulheres com 40 anos ou mais façam uma mamografia todos os anos e continuem a fazê-lo enquanto estiverem em boas condições de saúde.

Algumas mulheres – por causa de seu histórico familiar, tendência genética ou outros fatores – devem fazer mamografias com mais frequência do que uma vez por ano.

Rotating Banners

Pergunte ao seu médico com que frequência você deve tomar um com base em fatores de risco específicos para você.

Esteja ciente de sua história familiar

Se alguém da sua família teve câncer – principalmente câncer de mama – certifique-se de informar seu médico para que ele possa avaliar melhor seus riscos.

Ter parentes próximos com câncer significa que você pode ter herdado genes que aumentam o risco de câncer.

No entanto, a maioria das mulheres que desenvolvem câncer de mama não tem familiares que o tiveram. Portanto, mesmo que ninguém em sua família imediata tenha tido câncer, ainda é importante seguir as diretrizes gerais para a detecção precoce.

Descarga do mamilo vida saudável

Existem algumas escolhas de estilo de vida que você pode fazer que ajudarão a reduzir o risco geral.

Compartilhe

Veja também:

Chá Para Eliminar A Gordura Pelas Fezes Dicas de Saúde Chá Para Eliminar A Gordura Pelas Fezes Você quer remover gordura através das fezes, mas não sabe como? Pode ser difícil perder peso e mantê-lo fora. Mesmo se você fizer dieta e exercícios, você pode descobrir que...
Está sentindo dores no peito? Veja o que pode ser. Dicas Gerais Está sentindo dores no peito? Veja o que pode ser. Se você é como a maioria das mulheres, você provavelmente não presta muita atenção ao seu peito, a menos que haja algo errado. dores no peito o que pode ser Mas...
Fungo na Unha: Guia Completo para acabar com o fungo na unha Conteúdo Aleatório Fungo na Unha: Guia Completo para acabar com o fungo na unha Confira o Guia Completo para Fungo na Unha Clique no assunto que você deseja saber a solução logo abaixo: Fungo na unha ...

logo belit araujo retangulo

Bélit Araujo é um portal de notícias sobre o dicas em geral que traz as últimas novidades e tendências do setor, apresentando também dicas de aplicativos para quem gosta de se manter atualizado e conhecer os melhores apps disponíveis na plataforma Android e IOS.

Inicio | Contato | Politicas de Privacidade | Quem Somos | Termos de Uso

© 2024 -