Cada tipo de cabelo tem suas características particulares. Não é à toa que existem shampoos, condicionadores e óleos específicos para os mais diferentes fios. Isso não significa, no entanto, que não haja cuidados compartilhados tanto por quem tem cabelos cacheados quanto por quem tem cabelos lisos e por quem se encontra entre ambos tipos.

Os cuidados capilares têm muito mais a ver com os hábitos que você adota no dia a dia. Ter fios que parecem seda ao toque, que brilham e que são fortes, depende completamente da maneira como você trata deles.

Fatores como excesso de químicos, exposição à poluição, maneira como lava e como seca, precisam ser leva do sem consideração. A equação para ter fios saudáveis parece,a princípio, complexa, mas não é.

E para mostrar que o cuidado com os cabelos é algo simples, separamos algumas sugestões práticas para que siga em seu dia a dia.

Lave com os produtos certos

Seu cabelo é loiro, preto, ruivo ou é colorido? Os fios são ondulados, completamente lisos, crespos ou cacheados? Saiba que em termos de lavagem do cabelo, essas informações importam muito.

Seu cabelo é loiro, preto, ruivo ou é colorido? Os fios são ondulados, completamente lisos, crespos ou cacheados? Saiba que em termos de lavagem do cabelo, essas informações importam muito.

Se você tem, por exemplo, um cabelo naturalmente liso, preto, que nunca viu uma química pesada na vida, ótimo: procure condicionadores e shampoos específicos para ele.

Caso seja oleoso, não use produtos para fios secos, como é óbvio, pois isso apenas irá aumentar a oleosidade do couro cabeludo.

Outra dica em termos de lavagem é você evitar lavar o cabelo todos os dias. Um dia sim, um dia não é uma frequência mais do que boa.

Evite, ainda, água excessivamente quente. Dê preferência à água gelada, pois ela fecha os poros, prevenindo que os fios tenham aquele aspecto arrepiado ao secarem.

Aliás, separei algumas​ dicas de hidratação caseira​,para você manter seus cabelos lindos e saudáveis sempre.

Não danifique o cabelo ao secá-lo

Muitas mulheres acabam estragando seus fios justamente na hora de secar. O calor do secador e principalmente o da chapinha, são prejudiciais ao cabelo.

Caso não queira ou mesmo não possa abrir mão de ambos aparelhos, use algum tipo de produto para proteger o cabelo.

Quando for usar o secador, o segredo, além da temperatura,é a distância que o manterá da cabeça. O ideal é que fique a pelo menos 15 centímetros da cabeça. Quanto à chapinha, evite-a a qualquer custo.

Corte o cabelo a cada três meses

Pode parecer uma dica estranha, porém cortar o cabelo com um intervalo de três meses de um corte para o outro, ajuda a mantê-lo saudável.

E não precisa sera quela mudança drástica de ​look ​ , não! Remover as pontinhas duplas já ajuda e muito a deixar os fios mais fortes conforme crescem.

Hidrate, hidrate, hidrate

Vi no ​Saúde Lab​, que hidratar os fios é tão importante quanto hidratar a pele. O principal segredo das grandes famosas para ter cabelos brilhantes e vistosos ao olhar é a hidratação.

Pelo menos de 15 em 15 dias tenha o hábito de “dar um banho de creme”em seus cabelos.

Não importa muito se fará a hidratação no salão ou em casa. Aqui vale se lembrar da dica número 1, a respeito dos tipos de produtos.

Use hidratantes específicos para seu tipo de cabelo. Respeite a sua composição, se ele é seco, se é crespo, se contém químicos ou não.

Para fazer uma boa hidratação caseira, lave todo o cabelo com um shampoo que seja antirresíduos.

Remova todo o produto e aplique a máscara com calma, apenas no comprimento do cabelo, massageando enquanto aplica.

Agora espere pelo menos 15 minutinhos. Passado o tempo, remova toda a máscara capilar e arrume o cabelo como bem desejar.

Não deixe os fios desprotegidos do sol

Não é somente a sua pele que precisa se proteger dos raios UVA e UVB. Quando você expõe os fios ao sol sem proteção, eles rapidamente ressecam.

Não só a aparência fica estranha, como a estrutura capilar muda bastante e para pior. Podem surgir caspas e oleosidade, por exemplo.

Usar chapéus quando for à piscina ou à praia, portanto, é uma boa escolha. Caso não possa fazer isso ou ainda não goste de usar esses acessórios,aposte em um protetor solar para o cabelo.

Penteie, sim, mas com cuidado

Há quem prefira deixar o cabelo sem pentear, independente do motivo. Mas se no seu caso, for porque tem medo de danificar os fios, calma!

Não precisa deixar de escová-los. Basta que faça com muita paciência, com um pente adequado. Tente deixar de lado a escova, principalmente se os fios embaraçarem.

Quando é o caso deles estarem embaraçados, use um pente de cerdas largas. Passe com cuidado entre os fios, até que todos se soltem sem quebrarem.

Use e abuse dos desfrisantes

Talvez você não tenha ouvido falar dos desfrisantes, no entanto eles existem e são os melhores amigos de muitas pessoas.

Eles não vão deixar que os cabelos estiquem e fiquem com aquele aspecto arrepiado, caso não seja essa sua intenção.

Beba muita água

Não são só os fios que precisam ser diretamente hidratados, mas também todo o seu corpo. Sendo assim, beba água. Muita. O máximo que puder. Pelo menos dois a três litros todos os dias.

A água e somente a água tem efeito hidratante em toda a pele e em todo o cabelo.Sucos naturais também são bem-vindos,contudo o ideal mesmo é ficar pela água.

Ela fará com que o cabelo absorva a hidratação natural do corpo, que é ainda mais benéfica do que a hidratação feita por produtos de beleza capilar.

Alimente-se de modo equilibrado

A alimentação é parte fundamental dos cuidados com o cabelo. Se ela for equilibrada e balanceada, atua de modo a beneficiar seus fios.

Dê atenção especial a grupos alimentares como proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos complexos.

Não se esqueça também dos minerais, como cobre, zinco, ferro e magnésio, indispensáveis para a saúde capilar. Vitaminas do complexo B, como a B12, por exemplo, também merecem estar em seus cardápios semanais.

Evite alimentos enlatados, embutidos, com gorduras ruins e que sejam artificiais. Na pior das hipóteses, opte por suplementos alimentares de boa qualidade e procedência.

Ame o seu cabelo como ele é

A última dica é, talvez, a mais importante de todas. Amar seus fios como eles são pode não ser, às vezes, a mais fácil das coisas.Afinal,nem sempre acordamos e gostamos de como somos ou de como estamos.

Relaxe!

Não entre em paranoias ou caia em ideias erradas sobre padrões de beleza.Não existem cabelos ruins, cabelos melhores ou piores que os outros.

Existem, simplesmente, diferentes tipos de fios,e todos eles são maravilhosos quando recebemos cuidados adequados.

Por isso siga todas as dicas acima, ame-se acima de tudo e seja feliz como você é.

Conheça meu Canal no Youtube!

Caso queira receber mais dicas como essa, se inscreva no blog ou no canal e fique por dentro de tudo que acontecer por aqui!

Por hoje só! Um xero *-*

Siga-me e compartilhe este conteúdo!
0

Gostou do post? Então compartilhe nas Redes Sociais!