Anúncios

Anúncios

Excesso de cera no ouvido causa surdez? Confira a reposta.


Muitas pessoas acreditam que o excesso de cera dos ouvidos pode causar surdez, mas o que diz a ciência?

O excesso de cera dos ouvidos é um problema comum, e pode ser difícil saber se está causando ou não perda auditiva.

Grupo VIP Grupo VIP no WhatsApp

Confira nosso artigo sobre excesso de cera e surdez para obter a resposta direta dos especialistas.

Indice de conteúdo
  1. Acúmulo de cera no ouvido pode levar a perda auditiva?
  2. Não use essas ferramentas na hora de desentupir a cera do seu ouvido
  3. Excesso de cera no ouvido pode causar zumbido?
  4. Veja também:

Acúmulo de cera no ouvido pode levar a perda auditiva?

Cera dos ouvidos, também conhecida como cerume, é uma secreção produzida pelas glândulas ceruminosas e sebáceas que tem o propósito de defender o canal auditivo de infecções, assim como manter a sujeira, poeira ou outras partículas minúsculas fora do canal auditivo e golpear o tímpano.

A cera, por outro lado, pode causar dificuldades auditivas em excesso. A cera também pode obstruir o canal auditivo se usada de forma inadequada.

A cera dos ouvidos é normalmente produzida em excesso do que o corpo pode eliminar, mas nem sempre. Algumas pessoas simplesmente produzem mais cera dos ouvidos do que suas orelhas são capazes de se livrar.

Outra razão para um acúmulo de cera dos ouvidos é o envelhecimento natural, que promove a formação de cera dos ouvidos e permite que ela se acumule.

Como resultado disso, indivíduos mais velhos geralmente produzem uma cera mais rígida e menos escorregadia, o que torna mais difícil de se livrar dela.

Não use essas ferramentas na hora de desentupir a cera do seu ouvido

Também pode ser causado pela limpeza incorreta, utilizando hastes flexíveis, grampos ou palitos de dentes ou fósforos, que empurram a cera para o fundo do canal e se acumulam com o tempo.

A cera no canal auditivo, por outro lado, tem uma consequência muito mais benigna: Ela ajuda a prevenir o entupimento do cabelo e evita danos adicionais.

O acúmulo de cera pode ser bastante significativo às vezes, formando um genuíno "tampão" que obstrui as ondas sonoras de alcançar a cóclea.

Esta é a causa mais frequente de perda auditiva, e pode passar despercebida por longos períodos.

O que fazer quando se sentir o excesso de cera no ouvido e ter um pouco de surdez?

Se o indivíduo sentir que há um acúmulo de cera, ele ou ela deve visitar imediatamente um otorrinolaringologista para remoção via lavagem, aspiração, ou com instrumentos especializados.

Somente um profissional pode dizer se a cera é saudável, se o canal e a membrana timpânica estão em boas condições e se uma infecção será ou não provocada antes de selecionar qual técnica de extração usar e evitar ferir o ouvido.

Excesso de cera no ouvido pode causar zumbido?

Embora não haja evidências científicas que sustentem a alegação de que a cera dos ouvidos pode causar zumbido, algumas pessoas acreditam que os dois estão ligados.

O zumbido é uma condição que causa um zumbido ou zumbido nos ouvidos, e pode ser causado por muitas coisas, incluindo a exposição a ruídos altos, estresse e certos medicamentos.

Não há evidências de que o acúmulo de cera nos ouvidos cause zumbido, mas se você tiver excesso de cera e também estiver com zumbido a muitos dias, pode valer a pena visitar um médico para descartar qualquer outra causa possível.

Considerações finais sobre excesso de cera no ouvido pode causar zumbido

Em conclusão, embora não haja evidências científicas que sustentem a alegação de que a cera dos ouvidos pode causar surdez é uma boa ideia visitar um médico se você tiver excesso de cera e também estiver com perda auditiva.

Veja também:

Este site usa cookies e tecnologias afins, que são pequenos arquivos ou trechos de texto baixados para um aparelho quando o visitante acessa um site ou app. Política de Privacidade