O que é mais saudável: os frutos do mar ou carnes vermelhas?
Se você se importa com sua alimentação e não abre mão de ingerir proteína de origem animal, esse artigo será fundamental para você.
Estudos comprovam que os frutos do mar tem uma melhor avaliação do que as demais carnes e possuem maior densidade de nutrientes.
Porém é necessário ter alguns cuidados na hora da escolha, do armazenamento e principalmente na forma de cozinhar.
E se a mulher estiver em uma gestação, o ideal é interromper a ingestão desses produtos para não haver interferência no desenvolvimento do feto.
Os melhores frutos do mar para nossa saúde
A riqueza dessa alimentação está nas vitaminas do grupo B, em especial, B1 e B2, que tem como característica principal a formação dos glóbulos vermelhos. Confira abaixo o TOP 5:
1 - Camarão
É um produto rico em minerais, Ômega 3, vitaminas e proteínas. Realmente tem um valor nutricional muito elevado, porém deve se atentar a um grão vilão: o colesterol.
A cada 100 gramas de camarão, se localiza em torno de 154 mg de colesterol.
E se você é portador da doença de gota, evite a ingestão de camarão, pois o mesmo possui uma substância chamada Purina, que em contato com o organismo humano se transforma em ácido úrico.
Se quando for comprar o camarão observe se sua está com manchas amarelas ou castanhas, porque isso caracteriza que ele está em estado de decomposição.
Vou deixar aqui para vocês uma excelente receita de comida típica da Espanha que leva em sua composição, arroz, camarão, lula e polvo. O prato se chama Paella espanhola.
2 - Ostra
Você é daquelas pessoas que sempre que vai a praia compra e saboreia uma ostra? Você já parou para imaginar que além de ser fresca, ela é um produto altamente nutritivo?
Ela é altamente rica em vitaminas, antioxidantes, zinco e ácidos gordos essenciais.
E segue a mesma contra indicação que no tópico anterior: não faça ingestão deste produto se você for portador de gota.
Os principais produtores da Ostra são Holanda, Itália, Inglaterra, Bélgica, Portugal e França.
As ostras nos auxiliam na perda de peso, na atividade metabólica, na saúde do nosso coração, dos ossos, na circulação sanguínea e na cicatrização.
3 - Siri
Esta é uma excelente opção para os idosos, devido sua alta taxa de magnésio, fósforo e cálcio, fundamentais para uma boa manutenção da saúde dos ossos.
Além destas substâncias, o Siri também é rico em Zinco e vitaminas que auxiliam no aumento da imunidade.
Em uma porção de 100 gramas de Siri, é encontrada a quantidade de 93 calorias. Valor inferior até mesmo que nas carnes vermelhas.
Há inúmeras maneiras de preparar uma carne de siri, assado, frito e cozido. Existem ainda várias receitas, como pastéis, coxinhas e a famosa casquinha de siri.
4 - Lagosta
Existem dois tipos de lagostas, o primeiro é a lagosta Americana, também conhecida por lagosta de Massachusetts, lagosta canadense ou lagosta de Maine. O segundo tipo é a lagosta espinhosa.
Engano nosso achar que as lagostas são todas vermelhas. Elas podem ser encontradas nas cores azul, amarelo, laranja e até marrom. Essa tonalidade vermelha acontece após o cozimento, que acarreta em reações químicas em sua casca.
Você já presenciou pessoas adquirindo lagostas vivas? Isto é comum, devido a uma peculiaridade deste marisco. As lagostas logo após serem abatidas, já iniciam seu estado de decomposição.
Por isso algumas pessoas as preparam vivas, porque isso retarda sua deterioração.
Logo após cozinhar a lagosta consuma imediatamente. Se preferir guardá-la no congelador, deixe entre 2 a 3 dias apenas.
Como a carne da lagosta já é naturalmente saborosa, não se deve utilizar meios complexos de preparação. Com preparo simples, você terá uma refeição de alto nível.
5 - Polvo
Muito utilizado na culinária japonesa e chinesa, além de ilhas do mediterrâneo e Havaí.
Este é um fruto do mar que pode ser preparado cozido, assado ou à lagareiro. É um pouco mais complexo o preparo em relação a lagosta, pois necessita ser mergulhado na água por três vezes, a fim deixar seus músculos mais macios.
O polvo é um produto bastante energético, sendo possível encontrar em uma porção de 100g cozido, uma quantidade de 103 kcal. Ainda possui 22,7g de proteína e 105 mg de colesterol.
Estes são os principais frutos do mar.
Esperamos ter acrescentado informações fundamentais para lhe ajudar a escolher qual apreciar. Só não se esqueçam de adquirir esses produtos em mercados e restaurantes de confiança.