Qual A MELHOR vitamina para o cabelo PARAR DE CAIR?

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Bélit Araújo - Fundadora do Blog

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A queda de cabelo é uma característica necessária para que seja possível renovar os fios com frequência.

No entanto, quando essa queda supera 100 fios por dia e você passa a encontrar tufos espalhados por toda a casa e na escova de cabelo, então é hora de procurar as causas desse problema.

Nesse contexto, uma das atitudes mais importantes é aumentar o consumo de vitamina para o cabelo parar de cair.

De um modo geral, todas as vitaminas precisam ser consumidas.

No entanto, vitaminas lipossolúveis, como K, E, D, A não precisam ser ingeridas em grandes quantidades.

Pois ficam mais tempo no organismo, e vitaminas como a C e as do complexo B, por serem hidrossolúveis, precisam de uma ingestão em maior quantidade, pois são eliminadas junto com a urina.

Nesse contexto, para te ajudar a saber quais as mais importantes vitaminas para o cabelo parar de cair e ter um crescimento absurdo.

Fiz esse artigo com os principais tipos de vitaminas existentes, onde é possível encontrá-las de forma natural.

Um guia simples e rápido para consumir através de suplemento, quais as contraindicações que a ingestão de cada uma delas apresenta, entre outras coisas.

Confira abaixo! 

Vitamina A

O retinol, substância popularmente conhecida como Vitamina A.

É um nutriente que atua proporcionando crescimento ao cabelo, diminuindo a queda dos fios, melhorando a resistência do cabelo, proporcionando uma aparência saudável para o fio, entre outras coisas. 

Para que essa substância atue no organismo, ela precisa ser ingerida de forma oral (ou seja, o seu shampoo ou condicionador ter Vitamina A na composição não vai adiantar de muita coisa).

Em linhas gerais, a melhor maneira de obter esse nutriente é através da alimentação.

Dessa maneira, os alimentos que são ricos em vitamina A são: a maioria dos tipos de peixes, ovos, cenoura, espinafre, beterraba, batata-doce, brócolis e vários outros alimentos semelhantes.

Ao ingerir eles, além de benefícios para o cabelo, você está ingerindo alimentos antioxidantes e que participam da formação de colágeno.

  • Contraindicação: antes de sair por aí tomando todos os suplementos alimentares e multivitamínicos que contém vitamina A, é muito importante que você tenha consciência de que essa vitamina é lipossolúvel, ou seja, dificilmente é eliminada pelo organismo e acumula gordura. Dito isto, fica claro que ela não pode ser ingerida em excesso, portanto, procure um profissional qualificado para que ele possa te passar a dosagem correta. Além disso, pessoas com problemas de fígado, entre outros, devem evitar tomar doses suplementares dessa vitamina.

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Complexo B

As vitaminas do complexo B, em especial B1, B2, B5, B6, B7, B9 e B12, possuem diversas funções que auxiliam, entre outras coisas, no retardo da queda de cabelo, na circulação sanguínea, na queratinização dos fios e diminuem a quantidade de cabelo branco.

Nesse contexto, a melhor maneira de absorver esse tipo de nutriente é através da ingestão, especificamente de alimentos como fígado, amêndoas, laticínios, grão de bico, cereais, couve, feijão, carne vermelha, abacate, quinoa, cogumelo, arroz, entre outras coisas.

No entanto, apesar dos benefícios, consumir esse tipo de vitamina é contraindicado para quem possui uma condição conhecida como hipersensibilidade ao complexo B, pessoas com Parkson, entre outras (procure um médico para obter mais informações sobre isso). 

Dessa maneira, se você não possui contraindicações e deseja melhorar sua ingestão desse tipo de alimento, pode usar suplementos de três vezes ao dia (consultar dose com o médico).

Nesse contexto, como existem muitos tipos de vitamina vitaminas do complexo B, algumas merecem sua atenção especial: 

  • Biotina (B7): a vitamina B7 (também conhecida como vitamina H) atua metabolizando gorduras, carboidratos e proteínas. Sendo assim, ela atua no couro cabeludo como uma fonte de energia para que os fios sejam capazes de serem nutridos e renovados e sua ausência causa queda de cabelo. Porém, a ingestão dessa vitamina é contraindicada para crianças abaixo de 12 anos, idosos, lactantes, gestantes, entre outros grupos. Se você não pertencer a nenhum desses grupos, pode encontrar essa vitamina através da alimentação ou ingerido suplementos de 5 a 10 mg por dia (procure um profissional para obter mais informações).

  • Ácido Fólico (B9): essa vitamina é conhecida por ser indicada especialmente para mulheres grávidas. Nesse contexto, sua função de atuar ajudando as células serem renovadas também ajuda muito na manutenção dos fios de cabelo. Dessa maneira, se você não for anêmico e nem alérgico ao ácido fólico, pode ingerir essa vitamina através da alimentação ou por meio de doses diárias de suplemento com 15mg (procure um profissional para obter mais informações).

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Vitamina C

O ácido ascórbico, popularmente conhecido pelo o nome de Vitamina C.

É uma vitamina hidrossolúvel (dissolvida em água).

Em outras palavras, isso quer dizer que essa substância não fica armazenada no organismo por muito tempo, pois é eliminada junto com a urina e, sendo assim, para ter doses corretas dela é necessário ingerir praticamente todos os dias.

Seja através de comidas nutritivas ou suplementos. 

No que diz respeito aos alimentos, em sua maioria, são ricas em vitamina C as frutas cítricas:

  • abacaxi
  • limão
  • laranja
  • acerola entre outras
  • as folhas de louro
  • couve
  • carambola
  • morango
  • kiwi
  • mamão
  • caju
  • tomate
  • pimentão, entre outras.

Porém, se você por algum motivo não for capaz de ingerir as quantidades mínimas diárias de vitamina C.

Então pode usar algum dos suplementos, algo em torno de 300 a 1000 mg por dia (consulte um médico para ver esses valores).

Com relação aos benefícios capilares oferecidos pela vitamina C, eles são muitos.

Entre eles, podemos citar o fornecimento de força e brilho, de combate a oxidação, radicais livres, problemas provocados por exposição ao sol e a poluição, ajuda na sintetização do colágeno, auxilia na hidratação e…

…no rejuvenescimento dos folículos capilares, combate a queda de cabelo, atua na oxigenação da raiz do cabelo e na absorção de ferro.

  • Contraindicação: o uso dessa vitamina em forma de suplemento é contraindicado para pessoas que possuem alergia ou para portadores de diabetes mellitus, anemias ou doenças reais. Procure um médico para mais informações. 

Vitamina D

O calciferol, popularmente conhecido como vitamina D, é uma substância muito importante na saúde do cabelo.

Isso acontece porque esse composto atua no crescimento de substâncias fundamentais para a formação da queratina, o queratinócio e na absorção de cálcio pelo organismo.

A vitamina D atua, inclusive, prevenindo a queda de cabelo, melhorando os sintomas da alopecia androgênica, evitando o aparecimento de fios de cabelo brancos, entre outras coisas.

No entanto, apesar das inúmeras vantagens, é cada vez mais comum encontrar pessoas que possuem deficiência dessa vitamina.

Isso porque os alimentos ricos em “vitamina D” (frutos do mar, sardinhas, salmão, ovo, leite entre outros) possuem, na verdade, uma forma inativa desse composto que precisa da luz do sol para ser ativada e, assim, usada pelo organismo.

Dessa maneira, muita gente precisa recorrer a suplementos.

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