Anúncios
A queda de cabelo é uma característica necessária para que seja possível renovar os fios com frequência.
No entanto, quando essa queda supera 100 fios por dia e você passa a encontrar tufos espalhados por toda a casa e na escova de cabelo, então é hora de procurar as causas desse problema.
Nesse contexto, uma das atitudes mais importantes é aumentar o consumo de vitamina para o cabelo parar de cair.
De um modo geral, todas as vitaminas precisam ser consumidas.
No entanto, vitaminas lipossolúveis, como K, E, D, A não precisam ser ingeridas em grandes quantidades.
Pois ficam mais tempo no organismo, e vitaminas como a C e as do complexo B, por serem hidrossolúveis, precisam de uma ingestão em maior quantidade, pois são eliminadas junto com a urina.
Nesse contexto, para te ajudar a saber quais as mais importantes vitaminas para o cabelo parar de cair e ter um crescimento absurdo.
Fiz esse artigo com os principais tipos de vitaminas existentes, onde é possível encontrá-las de forma natural.
Um guia simples e rápido para consumir através de suplemento, quais as contraindicações que a ingestão de cada uma delas apresenta, entre outras coisas.
Confira abaixo!
O retinol, substância popularmente conhecida como Vitamina A.
É um nutriente que atua proporcionando crescimento ao cabelo, diminuindo a queda dos fios, melhorando a resistência do cabelo, proporcionando uma aparência saudável para o fio, entre outras coisas.
Para que essa substância atue no organismo, ela precisa ser ingerida de forma oral (ou seja, o seu shampoo ou condicionador ter Vitamina A na composição não vai adiantar de muita coisa).
Em linhas gerais, a melhor maneira de obter esse nutriente é através da alimentação.
Dessa maneira, os alimentos que são ricos em vitamina A são: a maioria dos tipos de peixes, ovos, cenoura, espinafre, beterraba, batata-doce, brócolis e vários outros alimentos semelhantes.
Ao ingerir eles, além de benefícios para o cabelo, você está ingerindo alimentos antioxidantes e que participam da formação de colágeno.
As vitaminas do complexo B, em especial B1, B2, B5, B6, B7, B9 e B12, possuem diversas funções que auxiliam, entre outras coisas, no retardo da queda de cabelo, na circulação sanguínea, na queratinização dos fios e diminuem a quantidade de cabelo branco.
Nesse contexto, a melhor maneira de absorver esse tipo de nutriente é através da ingestão, especificamente de alimentos como fígado, amêndoas, laticínios, grão de bico, cereais, couve, feijão, carne vermelha, abacate, quinoa, cogumelo, arroz, entre outras coisas.
No entanto, apesar dos benefícios, consumir esse tipo de vitamina é contraindicado para quem possui uma condição conhecida como hipersensibilidade ao complexo B, pessoas com Parkson, entre outras (procure um médico para obter mais informações sobre isso).
Dessa maneira, se você não possui contraindicações e deseja melhorar sua ingestão desse tipo de alimento, pode usar suplementos de três vezes ao dia (consultar dose com o médico).
Nesse contexto, como existem muitos tipos de vitamina vitaminas do complexo B, algumas merecem sua atenção especial:
O ácido ascórbico, popularmente conhecido pelo o nome de Vitamina C.
É uma vitamina hidrossolúvel (dissolvida em água).
Em outras palavras, isso quer dizer que essa substância não fica armazenada no organismo por muito tempo, pois é eliminada junto com a urina e, sendo assim, para ter doses corretas dela é necessário ingerir praticamente todos os dias.
Seja através de comidas nutritivas ou suplementos.
No que diz respeito aos alimentos, em sua maioria, são ricas em vitamina C as frutas cítricas:
Porém, se você por algum motivo não for capaz de ingerir as quantidades mínimas diárias de vitamina C.
Então pode usar algum dos suplementos, algo em torno de 300 a 1000 mg por dia (consulte um médico para ver esses valores).
Com relação aos benefícios capilares oferecidos pela vitamina C, eles são muitos.
Entre eles, podemos citar o fornecimento de força e brilho, de combate a oxidação, radicais livres, problemas provocados por exposição ao sol e a poluição, ajuda na sintetização do colágeno, auxilia na hidratação e…
…no rejuvenescimento dos folículos capilares, combate a queda de cabelo, atua na oxigenação da raiz do cabelo e na absorção de ferro.
O calciferol, popularmente conhecido como vitamina D, é uma substância muito importante na saúde do cabelo.
Isso acontece porque esse composto atua no crescimento de substâncias fundamentais para a formação da queratina, o queratinócio e na absorção de cálcio pelo organismo.
A vitamina D atua, inclusive, prevenindo a queda de cabelo, melhorando os sintomas da alopecia androgênica, evitando o aparecimento de fios de cabelo brancos, entre outras coisas.
No entanto, apesar das inúmeras vantagens, é cada vez mais comum encontrar pessoas que possuem deficiência dessa vitamina.
Isso porque os alimentos ricos em “vitamina D” (frutos do mar, sardinhas, salmão, ovo, leite entre outros) possuem, na verdade, uma forma inativa desse composto que precisa da luz do sol para ser ativada e, assim, usada pelo organismo.
Dessa maneira, muita gente precisa recorrer a suplementos.
Inicio | Contato | Politicas de Privacidade | Quem Somos | Termos de Uso