Anúncios
O Brasil é sem sombra de dúvidas, um dos países mais ricos em belezas naturais. Elas são encontradas em diversos ambientes como: praias, florestas, e também através de nossas cachoeiras.
Além disso, as cachoeiras possuem características importantes, que fazem delas, um ponto importante no turismo regional. É possível a realização de esportes aquáticos, tirolesas, trekking, entre outros.
As maiores cachoeiras do Brasil são de tirar o fôlego. E tenho certeza de que você irá se interessar por cada uma delas. Confira:
Está sem duvidas é uma bela cachoeira, no entanto não chega ser tão bela quanto as cachoeiras de Minas gerais.
Fica localizada na Chapada Diamantina no Vale do Capão. A cachoeira é cercada por grandes paredões rochosos que criam um ambiente de tirar o fôlego.
A grande questão é o acesso a pé que pode ser feito tanto pela parte inferior, como pela parte superior. A melhor maneira é mesmo subindo, porém, isso não significa que seja algo muito fácil. A trilha é de aproximadamente 12 km entre ida e volta. Mas o visual vale muito a pena. São 340 metros de queda d’água.
Acessar pela parte inferior não é uma tarefa das mais fáceis, e só é recomendado para os aventureiros com um certo nível de experiência em trilha. O percurso tem algo em torno de 36 km, sendo realizada em 3 dias com algumas pausas para acampamento.
A Cachoeira do Eldorado está localizada na serra do Aracá, município de Barcelos, no Amazonas.
A região que tem sua geografia caracterizada por montanhas com altitude superior aos 2000 metros.
Há uma grande diversidade na fauna e flora, tendo como destaque o galo-da-serra, e alguns cogumelos de cor azul. Uma outra característica marcante desta cachoeira é que ela pertence à bacia do Rio Negro, e por isso a cor escura da água.
A região é muito isolada, e a paisagem é toda cercada por vegetação, o que limita o contato direto do ser humano. São raríssimas as expedições até a cachoeira e há ainda pontos dessa mata que jamais foram tocadas pelo homem.
Por estar localizada na Serra do Aracá, alguns confundem a cachoeira do Eldorado, com a cachoeira do Aracá. Ainda o que difere essas duas cachoeiras, é que a primeira possui queda d’água, e a segunda possui corredeira.
E para finalizar, Eldorado possui uma queda d’água de aproximadamente 353 metros.
As duas próximas maiores quedas d’água do Brasil precisam ser dissertadas nesse mesmo tópico, por um detalhe muito interessante, elas ficam na mesma região. Ambas são nascentes do Rio Cotingo que fica no Parque Nacional do Monte Roraima.
A região é de tríplice fronteira entre o Brasil, Venezuela e Guiana. Nos pés do monte há predominância de floresta tropical e savana, porém no planalto, isso não é a realidade.
Há formação de cavernas, e a vegetação acaba se adaptando a essa condição, sendo possível encontrar várias espécies de plantas carnívoras, que se alimentam de insetos, pois no solo não são encontrados os nutrientes suficientes.
Por se encontrar próximo à Linha do Equador, o monte Roraima apresenta um clima tropical, com temperatura média entre 20 e 22 °C.
A Nascente Sul do rio possui uma queda d’água de 365 metros, enquanto a Nascente Norte 375 metros.
Finalmente chegamos na cachoeira número 1 do Brasil. E ela fica no estado do Rio de Janeiro, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na cidade de Guapimirim.
O acesso no local é muito complicado devido a intensa vegetação.
E aqui vai uma notícia não muito boa para você que adora explorar esse tipo de beleza natural e não é profissional na área. A ICMBio controla a entrada, e só autoriza expedições com profissionais habilitados.
Mas agora vamos falar do ponto principal, a altitude dessa queda d’água: São 450 metros. Se você não tem muita noção, isso corresponde a um prédio de 150 andares.
Finalizando, como pudemos observar em todo nosso artigo, a maior parte destas cachoeiras tem o acesso restrito ou bem dificultado. Mas isso é algo que aumenta ainda mais o desejo desses loucos por natureza em conhecer esses ambientes.
Inicio | Contato | Politicas de Privacidade | Quem Somos | Termos de Uso