Vidro é reciclável ou orgânico? Entenda sobre essa questão aqui

Afinal, o vidro é reciclável ou orgânico? O vidro é uma substância homogênea, amorfa e inorgânica, a qual é feita à base de sílica, uma substância extraída da areia.

Rotating Banners

Em relação às suas principais qualidades, estão a dureza e a transparência. No entanto, a composição do vidro pode variar de acordo com a função que ele irá exercer.

Devido a esse fato, muitas pessoas se perguntam se o vidro é reciclável ou orgânico. Além disso, também é comum querer saber se todos os vidros podem ser reaproveitados.

A verdade é que, ainda que o vidro tenha um grande potencial de reciclagem, não é possível reaproveitar todos eles.

Vidro é reciclável ou orgânico? Entenda sobre essa questão aqui
Vidro é reciclável ou orgânico? Entenda sobre essa questão aqui. Imagem: Canva pro

Isso acontece porque há vidros que são compostos por várias substâncias ou fabricados por meio de uma técnica própria.

Dessa forma, pode tornar o processo de reciclagem mais custoso, trabalhoso ou até impossível de ser feito.

Leia também: O que é bom para tirar gordura do vidro do fogão.

Rotating Banners

Composição do vidro

À princípio, a função do vidro era apenas de proteger as pessoas de qualquer intempérie. No entanto, com o passar do tempo, esse material começou a obter novas funções.

Em vista disso, nem todo vidro tem a mesma composição, já que ele pode ter um objetivo determinado e, por consequência, deve ter uma composição específica.

Rotating Banners

No entanto, a grande parte dos vidros são compostos por:

  • 0,3% de potássio;
  • 0,7% de alumina;
  • 4% de magnésio;
  • 9% de óxido de cálcio;
  • 14% de sulfato de sódio;
  • 72% de sílica.

Cada um desses componentes é responsável por conferir uma característica ao vidro e, por isso, tanto a composição quanto a porcentagem podem mudar.

Rotating Banners

Por isso, é essencial saber o que é bom para limpar janela de vidro para garantir que o material não seja danificado.

O magnésio, por exemplo, é responsável por conferir maior resistência às mudanças de temperatura, além de aumentar a resistência mecânica.

Rotating Banners

Além disso, para que o vidro possa ter alguma cor, é possível acrescentar alguns corantes, como o Selênio, Cobalto e Óxido de Ferro.

Vidro é reciclável ou orgânico?

Em suma, o processo de reciclagem de vidro nada mais é quando há o aproveitamento do material para que seja possível confeccionar um novo.

Rotating Banners

Por consequência, acaba por diminuir os impactos ambientais que têm qualquer relação com a extração de matéria-prima para a produção.

A depender da situação, é possível aproveitar 100% do vidro, o que torna possível criar um ciclo de reciclagem infinita.

Rotating Banners

O vidro pode voltar ao mercado como uma embalagem de alimentos ou bebidas, por exemplo. E isso só acontece devido ao fato de poder ser esterilizado à alta temperatura de fundição.

No entanto, também pode ser aproveitado pela fabricação de outros tipos de vidro, fabricação de espuma, fibra de vidro, tintas refletivas e várias outras.

Rotating Banners

É vital reciclar o vidro porque esse é um tipo de material que demora cerca de cinco mil anos até se decompor.

Contudo, a primeira etapa de reciclagem é a triagem de vidros, que é quando se separa por tipo e cor. Em seguida, é preciso lavar e triturar.

Rotating Banners

Feito isso, o passo seguinte é dedicado a fundição a uma temperatura superior a 1000 graus. Todo esse processo reduz 5% na emissão de CO2, oferece 4% de ganho energético e economiza cerca de 1,2 toneladas de matérias-primas.

Por mais que ainda haja algumas dificuldades, a reciclagem é um processo que está sempre em ascensão.

Rotating Banners

Não é raro encontrar empresas que trabalham de forma contínua para encontrar novas e melhores formas para reciclar os diferentes tipos de vidro.

Inclusive, hoje em dia já há algumas empresas que reciclam vidros temperados e laminados, que são os mais difíceis de aproveitar.

Rotating Banners

Leia também: Como limpar fogão vidro temperado.

Tipos de vidro que não são recicláveis

Como mencionado, nem todo tipo de vidro é passível de reciclagem, haja vista que tendem a ser mais custosos e, por isso, não são tão viáveis. Dentre eles, citamos os seguintes:

Rotating Banners

Vidros temperados

O vidro temperado é mais comum em utensílios de cozinha, boxes, móveis e janelas, sendo que seu intuito é ser mais resistente do que o comum.

Então, caso compre esse tipo de vidro em alguma vidraçaria em Belo Horizonte, saiba que dificilmente será possível reciclar.

Rotating Banners

Isso até pode acontecer, mas é bem custoso e o seu resultado costuma ser de baixa qualidade, o que torna o investimento pouco viável.

Espelhos

O espelho tem uma lâmina traseira que é composta de alumínio, plástico e estranho. Por isso, no momento da reciclagem, não há como separar os compostos.

Vidros de automóveis

O grande problema nesse caso é o fato de usar resina plástica e, da mesma forma que ocorre com o espelho, também é difícil de fazer a separação do material.

RECICLAGEM DE VIDRO AINDA VALE APENA?? | Reciclagem – Ferro velho

Vídeo: RECICLAGEM DE VIDRO AINDA VALE APENA?? | Reciclagem – Ferro velho
Compartilhe

Veja também:

Recupere sua visão: Faça isso para deixar de usar óculos em 1 mês! Dicas Gerais Recupere sua visão: Faça isso para deixar de usar óculos em 1 mês! Você provavelmente é como a maioria das pessoas e não adora a ideia de usar óculos ou contatos. Eles podem ser uma dor de cabeça e desconfortáveis. Não é só porque os...
O Segredo para Preparar uma Galinhada Deliciosa em 60 Minutos! Dicas Gerais O Segredo para Preparar uma Galinhada Deliciosa em 60 Minutos! Existem poucos pratos tão reconfortantes e repletos de sabor como uma galinhada tradicional . Este prato icônico, simples e delicioso, é capaz de trazer um aconchego inigualável ao...
Quando e porquê foi criado o Dia do Trabalho no Brasil? Confira! Uncategorized Quando e porquê foi criado o Dia do Trabalho no Brasil? Confira! Na sociedade de hoje, o Dia do Trabalho é comemorado como um dia de folga . Um tempo para relaxar e aproveitar a companhia da família e dos amigos. Quando e porquê foi...

logo belit araujo retangulo

Bélit Araujo é um portal de notícias sobre o dicas em geral que traz as últimas novidades e tendências do setor, apresentando também dicas de aplicativos para quem gosta de se manter atualizado e conhecer os melhores apps disponíveis na plataforma Android e IOS.

Inicio | Contato | Politicas de Privacidade | Quem Somos | Termos de Uso

© 2024 -